Arthur Fischer e seu legado de inovação


Este ano, no fim do mês de janeiro, perdemos um gênio da inovação: Arthur Fischer, um inventor e empresário alemão, que mudou a visão e, principalmente, a utilização de diversos itens cotidianos. O principal deles foi a bucha plástica para parafusos, aquela pequena invenção que veio a revolucionar todo um ramo.

Simples e genial: a bucha

Arthur Fischer já havia introduzido ao mercado a bucha expansiva de poliamida, em 1958. A utilização do item transformou para sempre o ramo da construção profissional. Outro ponto que também conferiu à bucha expansiva muita credibilidade, foi que, além de ser inovadora, ela possibilitou que muitas pessoas fizessem reparos em casa, sozinhas e com as ferramentas que já possuíam.

Tendo sida produzida bilhões de vezes pela Fábrica Fischer de Waldachtal no estado de BADEN-WÜRTTEMBERG, a bucha é um dos elementos mais usados em todo o mundo, no ramo da construção.

O inventor e suas inovações

Arthur Fischer nasceu em 1919 e sempre teve um perfil questionador e curioso. Sua busca constante por inovação resultou em diversas inovações, como o desenvolvimento de um flash sincrônico para câmaras fotográficas - foi essa inovação que deu origem à sua firma na região da Floresta Negra. A partir de então, Fischer patenteou uma série de novidades, para a época, tais como suportes de refrigerantes, caixas para CDs, compartimentos de armazenamento e difusores de ventilação e brinquedos para crianças. São mais de 1 mil patentes registradas por ele.

O legado de aprendizagem de Arthur Fischer

Aos 95 anos de idade - um ano antes de seu falecimento -, ele ainda ia quase todos os dias à Fábrica Fischer. Seu escritório ficava no centro de desenvolvimento da empresa e ele considerava que o trabalho de toda uma vida ainda não estava completo.

Arthur Fischer nos deixou aos 96 anos, porém, o que nunca nos deixará é o seu legado de inovação e aprendizagem. Isso quer dizer que, com ele, todos os jovens inventores podem aprender sempre, ao lembrar e usar suas invenções, podem recordar também que um gênio curioso e questionador mudou uma série de elementos no mundo e o tornou mais funcional em diversas áreas.

Assista ao vídeo e conheça um pouco do processo criativo de Fischer:

 

Voltar